sexta-feira, 18 de maio de 2012

Caça, coleta e nomadismo.

Além da cultura da pedra lascada, uma das características mais marcantes do Período Paleolítico foi o regime econômico baseado na caça e na coleta. Em outras palavras, isto implica dizer que os grupos humanos do Paleolítico sobreviviam exclusivamente da caça e da coleta. Essa característica era uma imposição da fase técnico-cultural que aqueles homens se encontravam; desconheciam as mais rudimentares formas de agricultura e de domesticidade de animais, os quais pudessem lhe servir de alimento.  Neste sentido, organizavam-se de forma a atender essas atividades imprescindíveis e vitais.
Por força da natureza, aos homens cabia a caça e a pesca, às mulheres a coleta de frutas, folhas e raízes silvestres. Se por um lado, a necessidade econômica exigia ação coletiva e colaborativa, por outros, resultava na prática distributiva comum do fruto do trabalho, cabendo a cada um dos membros do grupo uma porção do que foi arrecado no trabalho comum.
Outro elemento característico do Paleolítico, e resultante da economia caçadora e coletora, foi o nomadismo. A atividade predatória obrigava os grupos humanos a se colocarem em constante deslocamento sempre em busca de campos de caça melhores ou mais ricos em vegetais comestíveis. É possível que, em não poucos casos, grupos mais identificados com a atividade da caça acompanhassem os rebanhos animais em seus ciclos migratórios.





Nenhum comentário:

Postar um comentário